A dor de cabeça, assim como outros sintomas, assusta e atinge boa parte da população, não sendo uma doença e sim um sintoma, como já dito. Suas causas podem ser das mais simples, como fome ou calor, até as mais graves, como tumores. Tudo depende do grau e tipo de dor cabeça apresentado.
Primárias
São mais comuns e ocorrem por distúrbios bioquímicos que ocorrem no cérebro, causando a dor. Podem ser ainda divididas em:
- Enxaquecas
: pode ser diagnosticada por dores laterais, por vezes atacando só um lado da cabeça, é comum nas mulheres e pode ser provocada por estresse, TPM ou alimentação indevida. Outros sintomas acompanham a enxaqueca, como náuseas, vômitos, tolerância a luz, sons e aromas. - Tensional: causa da por estresse e cansaço, também podem estar ligadas a problemas de vista, como pessoas que forçam a visão, e dores dentárias.
- Salvas: ocorre aos homens e ainda não possui causa definida, acompanhada de sintomas como olhos vermelhos, lacrimejamento, nariz congestionado, e alterações no olho.
- Incomuns: ocorrem com duração de minutos, são facilmente detectáveis pelo inchaço das têmporas.
Secundárias
Causadas por alguma doença, sendo nesse caso apenas o sintoma de alguma irregularidade funcional do corpo ou presença de micro-organismos. É necessário o diagnóstico para tratamento imediato, pois pode indicar:
- Aneurisma
- Meningite
- Tumores
- Doenças nos vasos sanguíneos
- Aumento do crânio, dado por inchaço do cérebro
- Gripes e Resfriados
Evitar o consumo de álcool, cigarro e outras drogas beneficiam para amenizar as dores primárias, e em especial as secundários, pois utilizar essas substâncias pode agravar o quadro da doença.
Tratamentos que possibilitam a cura
Tratamentos naturais através de compressas de plantas e chás para curar alguns dos sintomas deste problema.
- Corte rodelas de batata inglesa e aplique sobre a cabeça, em especial a região onde esta doendo nas laterais e nas têmporas;
Cataplasma local do repolho ralado, do mesmo modo que foi utilizado as batatas; - Compressas mornas com chá das folhas do abacate, assim como consumir o chá 2 vezes ao dia;
- Suco de laranja morno e sem açúcar;
- Chá da erva-cidreira, 4 xícaras ao dia;
- Chá da carqueja ou boldo, 2 a 3 xícaras ao dia;
- Chá de hortelã, beber e fazer massagem nas têmporas;
Compressas de água fria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário